Notícias e Artigos Jurídicos

Notícias

Estivadores e Vale assinam acordo trabalhista de dois anos


Fonte: A Tribuna On-line 

Publicado em: 16/10/2013

Um acordo entre Sindicato dos estivadores (Sindestiva) e Vale Fertilizantes vai garantir, nos próximos dois anos, a utilização de 100% dos serviços de trabalhadores avulsos.

A parceria entre as duas partes já existe há pelo menos 20 anos, mas até então era intermediada pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo). Com o novo acordo, as conversas deixam de ter um interlocutor.

“Com o Ogmo, que virou atravessador na relação capital e trabalho, os custos só aumentam”, afirma o presidente do Sindestiva, Rodnei Oliveira da Silva.

Ele acredita que a decisão da empresa só deve gerar benefícios, tanto para a categoria de trabalhadores, quanto para a própria Vale. “Além deles terem priorizado a qualificação, também tem a questão do custo para a empresa”.

De acordo com Rodnei, a única mudança em relação ao antigo acordo é a saída do Ogmo como mediador. De resto, garante o sindicalista, permanece tudo como antes.

“Nós renovamos por mais dois anos com a Vale, sem nenhum reajuste no que recebemos, eles apenas continuarão usando mão de obra avulsa. A diferença é que agora a Vale vai enviar a requisição de serviços para o sindicato”.

O sindicalista acredita que esse deve ser um exemplo a ser seguido por outras empresas que contam com os serviços dos profissionais da área. “Mais uma vez é preciso valorizar essa parceria, que deveria existir também com outras empresas portuárias e que está mantendo o trabalho avulso, reconhecendo a qualidade da nossa mão de obra”.

Respostas

Em nota, o Ogmo informa que não irá se posicionar pois o assunto está sendo tratado no âmbito judicial. Já a Vale Fertilizantes, procurada por A Tribuna para falar sobre o acordo, não enviou resposta até o fechamento desta edição.



Envie sua Dúvida!! Queremos muito te ajudar!!







Veja mais:

- 20.04.2021 - Justiça reconhece morte por Covid como acidente de trabalho, com indenização de R$ 200 mil e pensão

- 13.04.2020 - Aposentado pode pedir revisão para incluir salários anteriores a 1994 no cálculo do benefício

- 04.04.2018 - Entenda como fazer a revisão do valor da aposentadoria

- 27.11.2017 - Erro do INSS dá direito à revisão de aposentadoria

- 19.10.2017 - Aposentadoria: fila do INSS dura até cinco meses